Sergio Bermudes
sergiobermudes@sbadv.com.br
SERGIO BERMUDES é natural de Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brasil, onde nasceu e iniciou os cursos elementar, ginasial e colegial, vindo a concluir este último na Washington High School, em Cherokee, Iowa, Estados Unidos.

Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara, no ano de 1969 e concluiu o curso de doutoramento em História do Processo Romano, Canônico e Lusitano, na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Em 1970, Sergio Bermudes deu início à sua carreira docente, no magistério universitário, como Professor Assistente de Teoria Geral do Estado da Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara e como professor regente da cadeira de Direito Processual Civil da Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, da qual se tornou titular, aprovado pelo Conselho Federal de Educação, em 1971. Em 1978, assumiu a cadeira de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, integrando atualmente, o Conselho de Desenvolvimento dessa Universidade.

Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, nas Seções do Estado do Rio de Janeiro, Estado de São Paulo e do Distrito Federal, Sergio Bermudes é Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros; da Associação Internacional de Direito Processual; do Instituto Ibero-americano de Direito Processual; da International Academy of Trial Lawyers.

Nos últimos 20 anos, integrou inúmeras bancas de concursos para ingresso na magistratura; na Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro; na Procuradoria do Município do Rio de Janeiro e em outros cargos públicos, bem como realizou mais de 200 conferências em praticamente todas as faculdades de direito do Brasil; em seções da Ordem dos Advogados, em congressos e seminários e em outros eventos jurídicos, no país e no exterior. Por nomeação do Governo da República, em 1985, integrou a comissão de cinco processualistas designada para proceder à revisão do Código de Processo Civil.

Exerceu, por dois anos, o cargo de Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Além de inúmeros ensaios, artigos e pareceres, publicados nas revistas especializadas, sobre direito processual civil, direito civil, direito constitucional, direito comercial, direito administrativo, Sergio Bermudes é responsável pela atualização da coletânea de 18 volumes dos Comentários ao Código de processo Civil de Pontes de Miranda, publicados pela Editora Forense, Rio, a partir de 1996, já no tomo XI, bem como autor de sete livros:

“Curso de Direito Processual Civil – Recursos”, Borsoi, Rio, 1972;
“Comentários ao Código de Processo Civil”, vol. VII, Ed. Revista dos Tribunais, S.Paulo, 1975 e 1977;
“Iniciação ao Estudo do Direito Processual Civil”, Líber Júris, Rio, 1974;
“Direito Processual Civil – Estudos e Pareceres”, Saraiva, S.Paulo, 1983;
“Direito Processual Civil – estudos e Pareceres”, 2ª Série, Saraiva, S.Paulo, 1994;
“Introdução ao Processo Civil”, Forense, Rio, 1995 e 1996; e
“A Reforma do Código de Processo Civil”, Freitas Bastos, Rio, 1995, e Saraiva, S. Paulo 1996.

Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seções dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, sob os nºs 17.587, 33.031-A, 2.192-A, 10.039 e 64.236-A, respectivamente.

Idiomas: Português, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano
 
Rio de Janeiro + 55 21 3221-9000 :: São Paulo + 55 11 3549-6900 :: Brasília + 55 61 3212-1200
   
 
 
imprimir voltar próximo